


Tive um pedido para fazer uma ave, o Tucano. Depois de muita pesquisa na internet, para além do tuco-tuco, encontrei esta ave que acho muita bonita. Daí o meu novo projecto de Aves para o meu reino de amigurumi.
Calopsita é uma ave originária da Austrália, em português Caturra -Nymphicus hollandicus pertence à ordem Psittaciformes e à família Cacatuidae em inglês -weiro bird or quarrion.
Com a principal característica de ter uma crista amarela e manchinhas rosadas próximas ao bico, como se fosse “blush” ( pensa-se que seja por alteração hormonal), é um simpático e peculiar animal, cercado de fatos curiosos sobre seu comportamento.
Quando a crista ou “topete” está levantada significa que está eufórica e quando está baixa, está assustada. O macho fala e a fêmea canta e ás vezes assobia e canta palavras como os papagaios. As fêmeas quase sempre de fidelidade extrema, pois só tem um macho em toda a sua vida (10 a 20 anos ).

# wikipédia 
Imagem da Wikipédia
Do Youtube – vídeo pajaritos de Yanet Pupo, fiz a minha caturra. Optei por fazer as cores muito semelhantes do vídeo, mas vou fazer mais uma com outras cores.
A Yanet Pupo tem este trabalho em crochet clássico em que fecha cada carreira com ponto baixíssimo, mas eu adaptei como amigurumi, dado não existir troca de cores e daí muito mais fácil e sem as marcas de transição. Por outro lado, no tutorial também não coloca claramente a quantidade de pontos em cada volta e o número de aumentos, pelo que é um pouco difícil de seguir.
Fiz o projecto anotando o esquema do projecto como amigurumi de modo a poder compartilhar e de facto torna-se tudo mais fácil e podem tentar fazer que vale a pena.
