CASAQUINHOS PARA BEBÉS

Uma maneira de tornar o confinamento menos traumatizante é organizar as nossas actividades diárias de modo a preencher as longas horas sentadas no sofá. Daí que apesar da minha visão pedir um descanso pós-ciúrgico, recomecei a fazer amigurumi e tricot alternadamente.

Escolhi os casaquinhos para bebés que são fáceis de fazer e muito relaxante para este tempo de pandemia.

O casaquinho cinzento chama-se pala folha e aprendi a executá-la com a professora Margareth Suleiman no you tube a a cor de rosa chama-se anjinhos.

Seja qual for o modelo, elas baseiam-se no método de golas, de execução de cima para baixo, isto é , desde a gola até ao cós, tricotada numa só peça, mesmo as mangas que derivam das partes da gola e são as mangas que têm as costuras laterais.

Este método é muito utilizado por tricoteiras do leste, principalmente as da rússia, com as divisões e os aumentos feitos duma maneira matemática, permitindo uma grande originalidade de esquemas e modelos.

Com este método é possível também fazer golas e casacos para crianças maiores e adultos, tendo apenas que alterar o número de pontos.

Estou a fazer um outro projecto de casaco, com gola tipo camisa, que também fica muito bonito, com a ajuda do vídeo de Rosely Biolada (casaquinho concha)

Para este casaquinho utilizei uma lã mais fina, 100% Baby da DMC, ref 489 Cor 03 de lã merino (2 novelos), muito suave e que rende bem.

A única alteração que fiz neste projecto foi ao nível da gola , em que , em vez do carreira de passa fitas, fiz um reforço em ponto de barra 1/1 de modo a tornar a zona de encaixe mais rija.

Também fiz este par de sapatinhos mas em crochet





Há 1 mês fui ás compras online á procura de fios para fazer uma almofada gato e encontrei outro fio em promoção mas que não serviria para o meu trabalho projectado.

Não consegui aguentar a pechincha e comprei três novelos em cinzento a pensar num casaquinho para bebé de 2-3 anos

Rápidamente arrenpendi-me e o fio era difícil de trabalhar, assim como, quase não se consegue ver bem os pontos. Mesmo assim pensei em fazer um casaquinho liso , apenas com a gola, punhos e cós em cor branca.

Tive mesmo para desistir, porque ainda por cima optei pelo método updown, a começar pela gola e chegando a fase final dos aumentos, tinha mais de duzentos pontos na agulha e não se via nada!

Quase pensei em desistir,, mas com tantas horas de trabalho em vão , seria uma pena, porque com o emaranhado dos fios não conseguiria nunca desmanchar. Desafiei a minha resiliência e para mitigar o desperdício, palavras muito utilizadas nestes tempos de confinamento, resolvi prosseguir… e finalmente o resultado não ficou assim tão mau!

Deixe um comentário